18 de mar. de 2008

8. Responsabilidade socioambiental: responsabilidade social e ambiental corporativas no século 21 (palestra empresas)


Público alvo: empresas, prefeituras e outros orgãos governamentais e demais interessados.
Esta palestra trata dos resultados obtidos no GT de Educação Ambiental em Empresas desenvolvido durante o V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental (Joinville, 2005). A partir da apresentação de uma “linha do tempo” podemos “visualizar” a evolução da temática ambiental nas empresas envolvendo conceitos e ações, surgimento das certificações, do consumo consciente (pesquisas do IPEA), do “marketing verde”, da “consciência” dos problemas ambientais e sociais, etc. Nesta “linha do tempo” localizaremos e avaliaremos a inserção do conceito de “desenvolvimento sustentado” bem como seu significado e abrangência, principalmente no que se refere às ações que o acompanham dentro e fora do ambiente empresarial, avaliando dessa forma, o nível de consistência dessa prática discursiva. A responsabilidade socioambiental nas empresas brasileiras, latino-americanas e européias com destaque para a questão da “sustentabilidade”. A abrangência e efetividade destas ações. Apresentação de cases como sugestões norteadoras de ações e avaliações - projetos, auditorias, certificações, premiações, entre outros – para intervenções condizentes com as necessidades socioambientais dos tempos em que vivemos.
* Palestra resultante de artigos publicados e experiência com intervenção socioambi8ental em empresas.